Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O ANTICRISTO - DITADOR MUNDIAL

O DITADOR MUNDIAL
Prof. Gilberto Rezende
INTRODUÇÃO
         A sombria figura do anticristo aparece em muitas partes da Bíblia. No livro profético de Daniel, ele é o desolador, a abominação desoladora.
      Segundo Scofield, o anticristo se identifica como o cavalheiro do cavalo branco de Apocalipse 6.2, que começa a sua obra de conquista pacífica de três dos dez reinos em que está dividido, então, o primitivo império Romano, para em seguida estabelecer a tirania eclesiástica e política descrita em Daniel 9.9-11 e Apocalipse 13. A ele concede Satanás o poder que Cristo rejeito no deserto da Judéia, poder que Cristo rejeito e que o anticristo aceitará(Mt. 4.8,9); Ap 13.4).
      Dessa forma, o anticristo surgirá na Terra como homem forte, capaz de solucionar os gravíssimos problemas políticos e econômicos em que este mundo estará mergulhado logo após o arrebatamento da Igreja e em virtude mesmo desse evento. Ele demonstrará um poder de liderança tão grande que ganhará a confiança de todos.
      As falácias dos atuais sistemas de governos favorecerão a ascensão do ultimo imperador mundial antes do estabelecimento do milênio. Não é por acaso que está aumentando, em todo o mundo, o numero de entidades políticas e religiosas favoráveis ao internacionalismo, a um só governo – O governo mundial.
O anticristo – Um rival, que é contra Cristo, usurpando o nome e as prerrogativas que pertencem unicamente a Cristo.
       O povo de Deus, no tempo dos apóstolos esperavam a vinda do anticristo, 1 Jo 2.18. “Ele não confessará que Jesus Cristo veio em carne” 2. Jo 7.
Identificam-se com Anticristo:
a)    O chifre pequeno, Dn 7.8;
b)    O rei feroz de cara, Dn 8.23-25;
c)    O príncipe que há de vir, Dn 9.26;
d)    O rei que fará segundo a sua própria vontade, Dn 11.36;
e)    O homem da iniquidade, filho da perdição e o iníquo, 2 Ts 2.3-12;
f)     A besta, Ap 13 e 17.

1 - O DITADOR MUNDIAL
      A palavra “anticristo” em sí é mencionada na Bíblia em 1 e 2 João. Através de um jogo gramatical (singular e plural), o apostolo faz distinção entre o “anticristo” (referindo-se ao governante mundial no tempo da Grande Tribulação), e “anticristo”, (aquele que antecedem em seus ensinos o mistério do Ditador Mundial – 1 João 4.3).
O prefixo “anti” tem o sentido básico de “em lugar de “oposto a” ou ”semelhante a”, mas na epístola de João significa “contrário a”.
Porem, o texto de 2 Tessalonicenses 2.4, conjuga dois sentidos> o de  “contrário a”:... o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus...” e o de “semelhante a”, pois afirma que ele: “... se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.
2 -  QUANTO A SUA NATUREZA, O ANTICRISTO SERÁ:
2.1. segundo a eficácia de Satanás (2 TS 2.9);
2.2. quanto ao seu caráter, será “o iniquo”(2 Ts 2.8);
2.3. quanto a sua personalidade, “um orador cativante”(Dn 7.20; 2 Ts 2.11);
2.4. quanto a sua missão, “opor-se á Deus” (V.4);
2.5. quanto a sua influencia, “mundial, pois governará sobre todas as nações(Ap 13.8; Dn 8.24; Ap 17.12);
2.6. quanto a Israel, será “o grande adversário” (Dn 7.21, 25; 8.24; Ap 13.7).
3. VEJAMOS O QUADRO ANTITÉTICO ENTRE CRISTO E O ANTICRISTO

JESUS CRISTO
ANTICRISTO
Ele é justo e santo ( 1 Jo 2.1)
Ele é o “iníquo” e profano (2 Ts 2.3-8)
Nasceu sob a lei e a cumpriu (Gl 4.4.)
Opor-se á a toda lei(2 TS 2.4; Dn 7.25)
Veio por fazer a vontade de Deus (Hb 10.9)
Vem fazer a sua própria vontade(Dn 8.24)



Não foi recebido pelos Judeus(Jo 1.11)
Será recebido pelos Judeus( Dn 9.27)
Amava o povo de Israel(Mt 23.37)
Fará guerra contra Israel(Dn 7.21,25; 8.24; Ap 13.7)
Recebeu a Glória do Pai(Jo 17.24)
Recebeu a glória do Diabo(Ap 13.2-4)
Glorifica a Deus(Jo 17.4,26)
Glorifica o Dragão(Ap 13.24; Dn 7.25)
Seu reino será eterno(Dn 8.27)
Seu reino será destrupido(Dn 7.26; Ap 19.19-21)
Reinará eternamente (Dn 7.27; Ap 19.6)
Será lançado no lago de fogo(Ap 20.10).


4. QUEM É O ANTICRISTO?
O anticristo será a mais completa personificação de Satanás e seu mais autentico representante. Seu objetivo será:
4.1. Levantar-se contra o Cristo de  Deus; e
4.2. Postar-se em lugar de Cristo, como se fora ele o messias que haveria de trazer a libertação a Israel e a salvação a toda a humanidade (Jo 5.43; 2 Ts 2.4). Aliás, é exatamente isto o que significa a partícula grega anti “ contra e em lugar de”. O Anticristo, pois é aquele que se coloca no lugar de Cristo e contra a Cristo se levanta.
4.3. O representante maior do Diabo. Segundo mostram os textos bíblicos, o Anticristo, ainda que pareça sobrenatural, será um ser humano como outro qualquer (Ap 13.12). Assim a Bíblia o intitula de:
4.3.1. (O príncipe que há de vir(Dn 9.26);
4.3.2. O que vem em seu próprio nome (Jo 5.46);
4.3.3. Aquele que se assentará no templo de Deus (2 Ts 2.4);
4.3.4. O homem do pecado ( 2 Ts 2.3);
4.3.5. A besta. Por que o anticristo é assim chamado? Devido À sua natureza, arrogância e prepotência.
5. A MISSÃO DO ANTICRISTO
Tem o Anticristo como missão implantar o domínio de Satanás em todo o mudo, a fim de que este seja transformado no Reino das Trevas. Eis suas missões principais:
5.1. Criar uma nova religião, onde o Diabo reverenciado por todos os que, desprezando a verdade, apegaram- se à mentira. Nesta esfera, ele é assistido pelo falso profeta (Ap 13.11-18);
5.2. Estabelecer uma economia fortemente centralizada, através da qual forçará os habitantes da terra a aceitarem o sinal da besta (Ap 13.17,18);
5.3. Destruir as bases da religião divina, para que todos venham a crer em suas mentiras: “o qual se opõe a se levantar contra tudo o que se chama Deus ou se adora. De sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus (2 Ts 2.4);
5.4. Enganará Israel, fingindo ser o seu messias e, em seguida, destruí-la, numa tentativa sem precedentes de frustrar os planos de Deus com respeito ao estabelecimento definitivo e pleno dos filhos de Abraão na formosa terra(Dn 9.27; Ap 12.12-17);
5.5. Destruir os que hão de se converter a Cristo durante a Grande Tribulação, objetivamente desarraigar da terra quaisquer testemunhos concernentes ao Deus único e Verdadeiro e ao seu Unigênito (Ap 7.7-17).
5.6. Multiplicar a iniquidade no mundo. (Afinal, o Anticristo é conhecido como o homem do pecado e iníquo) 2 Ts 2.3). Ele é, portanto o grande promotor da iniquidade.

6. A DOUTRINA DO ANTICRISTO
Eis as bases da doutrina a ser implantada pelo homem do pecado:
6.1. Substituir Deus pelo Diabo. Em muitos centros de estudos cristãos, o Senhor Deus já foi substituído pelo homem. Haja vista as teologias liberais, divorciadas da Palavra de Deus que se enveredaram pelo ANTROPOCENTRISMO afirmando ser o homem a medida de todas as coisas(Sl 10.4; Ez 28.2);
6.2. Criar um Messias para Israel, visando promover um pseudo-salvador para toda a humanidade. Quando os Judeus perceberem  que o Anticristo é, de fato, o Diabo no lugar de Deus,  a fim de que é exclusiva do Todo-Poderoso. A resposta de Deus para todas essas maquinações do MALIGNO está no (Salmos 2; 2 Ts 2.8; Ap 19.19,20).

7. O ANTICRISTO NO TEMPLO DE DEUS
Já que a Besta e o Falso profeta atuarão como anti-deuses, o reino de Satanás haverá de funcionara como anti-reino de Deus.
Portanto, o momento de maior triunfo de Satanás  será introduzir o seu representante no Santo Templo em Jerusalém. Ele assim agirá, a fim de que:
7.1. Os Judeus aceitem o Anticristo como o seu messias.Eu vim em nome do Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis” ( Jo 5.43);
7.2. A verdade seja erradicada. “ E com todo engano da injustiça para os que parecerem, porque não receberam o amor de verdade para salvarem, e, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira”(2 Ts 2.10,11);
7.3. Sejam suspensos os sacrifícios de Deus. “ E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre as das abominações virá o assolador, e isso até À consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador(Dn 9.27).

CONCLUSÃO: “Podemos comparar a atual situação mundial com o homem que faz duas coisas enquanto dirige o seu automóvel: com um pé ele acelera, enquanto ao mesmo tempo freia com outro pé. Ou seja, o motor tenta levar o carro adiante, mas ele é impedido pelo efeito do freio. É o que é descrito aqui na palavra profética: ...” o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora detém”. A Igreja de Jesus aqui na terra é o elemento que faria a revelação do anticristo na terra. Como, porém, essa revelação é forçada poderosamente, esperamos a qualquer momento repentinamente esse freio seja destravado através do arrebatamento da Igreja de Jesus. Em 1 Tessalonicenses 4.16-17 está escrito: “ Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre as nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”.

Bibliografias consultadas
ALMEIDA de, Abraão: Manual de Profecia Bíblica, ed. CPAD, 1ª EDIÇAÕ, 1998.
PEDRO DA SILVA, Severino: Apocalipse versículo por versículo, ed. CPAD, 13ª edição, 1999.
MALGO, Wim: O controle Total 666: _______________________________
LIERTH, Nobert: A Esperança do Arrebatamento, Obra Missionária Chamada da Meia Noite, 2000.
CORREIA DE ANDRADE, Claudionor: Lições Bíblicas, 4º Trimestre de 2004, CPAD, Lição 7.

Estudo realizado pelo professor Gilberto Rezende, ano 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário